Dicas
Vitamina K: essa supervitamina não pode mais faltar no seu prato
Estudos comprovaram que a vitamina K preserva a saúde dos ossos, previne contra doenças do coração e pode até afastar tumores.
Pouco ou quase nada se fala da vitamina K, até porque, há alguns anos, era raro alguém estar com níveis tão baixos a ponto de apresentar sinais de sua falta. No entanto, atualmente, sabe-se que, embora assintomática, a menor carência desse micronutriente já compromete a saúde. Fato comprovado por uma pesquisa realizada pelo Children’s Hospital Oakland Research Institute, nos Estados Unidos.
A pesquisa confirmou a importância da vitamina na prevenção de inúmeras doenças. De acordo com o pesquisador Bruce Ames, quem consome diariamente a vitamina K em suas refeições consegue evitar principalmente os males que surgem com a idade, como osteoporose, derrames, infartos e até mesmo o câncer. O pesquisador ressalta, ainda, que o organismo é capaz de suprir a ausência do micronutriente por um curto período de tempo, porém, a longo prazo, os detalhes fazem diferença.
Além disso, a vitamina K é conhecida por evitar hemorragias. “De um simples corte no dedo até a cicatrização de machucados mais graves, é a K uma das responsáveis por estancar os sangramentos. Ela auxilia na produção de protombina e de outras substâncias necessárias para a coagulação sanguínea”, explica a nutricionista Lara Siqueira, da Equilibrium Consultoria em Nutrição e Bem –Estar, para a Revista Saúde.
O lado bom disso tudo é que não é difícil seguir uma dieta rica em vitamina K. As melhores fontes de vitamina K são os vegetais de folhas verdes como repolho, folhas de nabo, brócolis, alface e espinafre. O chá verde é outra fonte boa: uma xícara já o suficiente para atender ao consumo diário recomendado desse nutriente. O fígado de boi, de galinha e de porco, azeite de oliva, leite, ovo, ervilha e presunto são outras fontes do micronutriente, mas em proporções menores.
Fontes: Revista Saúde e How Stuff Works
Tags: saúde, nutrição, vitamina
Comentários